Desmistificando o software livre
Software são programas de computador, enquanto Hardware são compostos por placas, unidades de CD-ROM...
Os programas são divididos em Sistema Operacional e Aplicativos.
O Sistema Operacional é a gerência do hardware. E os Aplicativos são programas utilizados em nosso dia-a-dia, para a edição de um texto.
Cada um desses programas possui um código- fonte e dependendo a forma em que esse código é disponibilizado para os usuários, os programas de computadores encontrados atualmente no mercado podem ser Software Livre e Software Proprietário.
Software Livre caracteriza-se pela liberdade aos usuários, não só para utilizar seus produtos, mas copiar, executar, estudar e modificar. Dependendo da forma como estão licenciados os produtos do Software Livre podem ser encontrados gratuitamente ou podem ser comprados.
O Software Proprietário caracteriza-se por ter o código-fechado, o que impossibilita o conhecimento do seu conteúdo por terceiros, bem como a sua modificação. Outro fator que diferencia o Software Proprietário do Software Livre é que o primeiro centraliza na venda de programas para obtenção de lucros, sem se preocupar com as necessidades do usuário.
Para adquirir um produto do Software Proprietário não basta comprar um CD-ROM, mas é necessário ter a licença de uso , esta estabelecida por quem desenvolveu o software.
Na internet temos acesso a vastas informações de todos os gêneros, uns confiáveis e outros não confiáveis. Por isso devemos estar alertas para escolher o melhor conteúdo.
Como saber os conteúdos que são legalizados ou não:
O software do Software Livre independente de ser gratuito ou vendido, não há problemas em ser instalado em computadores indeterminados. Essa prática é legal, garantidas pelas licenças de Software Livre.
Já o Software Proprietário para ser instalado em outras máquinas, deve possuir licença para máquinas e usuários que desejam usá-los.
E é o acordo de licença quem determina quantas cópias podem ser instalado, fato que deve ser descrito em nota fiscal.
O usuário que não cumprir com a devida licença estará sujeito a penalidade por praticar ato ilegal, ou seja, “Pirataria de Software”. Violação dos direitos autorais.
Software Livre na empresa tem suas vantagens, pois, oferece segurança, permite que problemas sejam encontrados e resolvidos. Possibilita inovações e diferenciação.
Já o Software Livre em casa por ter custo zero, além de ser mais barato sua copia não é pirata.
Em função das vantagens que agregam os programas livres esses estão se tornando um padrão de mercado para uso em servidores internet.
Basta os usuários navegarem e escolher o melhor conteúdo e fazer bom proveito.
Materiais de Estudo
Há 11 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário